Lesões associadas à prática de Ténis: como tratar?

Lesões associadas à prática de Ténis: como tratar?
2 de Março, 2021

Lesões associadas à prática de Ténis: como tratar?

Hoje, assinala-se o Dia Mundial do Ténis! Este desporto é uma ótima alternativa, para quando voltarmos à normalidade, praticar o corpo de forma completa, saudável e eficiente, e ainda reduzir o stress!

 

Se ainda não pratica este desporto, referimos aqui 6 motivos que o vão convencer:

– Melhora a condição física

– Desenvolve a coordenação motora

– É para todas as idades

– Beneficia a saúde mental

– Fortalece os músculos

– Ajuda a emagrecer

 

No entanto, existem algumas lesões às quais deve prestar atenção. A maioria das lesões associadas à prática de ténis surgem nos cotovelos, pulsos, ombros e costas. Grande parte destas lesões aparecem por:

– Défices de força e técnica

– Défices de força nas estruturas que devem gerar força em cada uma das diferentes pancadas – Défices de técnica que resultam numa utilização errada e sobrecarregada de estruturas que devemos proteger.

 

Epicondilite – A “Lesão do Tenista”

A epicondilite é a principal causa de dor ao nível do cotovelo, podendo afetar o braço dominante ou não dominante. Deve-se a uma degeneração e inflamação dos tendões extensores dos músculos do antebraço ao nível da sua origem na face lateral do cotovelo.

Esta tendinite está relacionada com os exercícios repetidos do antebraço que ocorrem em desportos como o ténis. No entanto, pode ocorrer em qualquer desporto ou atividade que implique esse tipo de movimentos.

 

Fisioterapia para epicondilite

O tratamento pode ser feito através da modificação das atividades associadas ao aumento de dor, prescrição de anti-inflamatórios, aplicação de ortótese de proteção e, o mais importante, complementar com FISIOTERAPIA.

A Fisioterapia pode ajudar a controlar a dor e a melhorar os movimentos e deve ser indicada pelo fisioterapeuta. Alguns recursos que podem ser usados são equipamentos que combatem a inflamação como ultrassom, laser, ondas de choque, etc… O uso de compressas com gelo e exercícios de fortalecimento e alongamento, podem ser úteis para acelerar a cura.

 

Aconselha-se que, antes da prática do desporto, faça os devidos alongamentos para tentar prevenir algumas destas lesões que podem ser evitadas através do aquecimento.

Caso surja, alguma lesão, deve procurar sempre auxílio médico e não tente jogar lesionado. O fisioterapeuta Nome diz que é necessário identificar a gravidade da lesão antes de começar a tratá-la. Alguns problemas musculares resolvem-se apenas com o repouso rápido, enquanto outras vez é necessário recorrer ao acompanhamento de um profissional durante a recuperação.

 

Se precisar, não adie a sua saúde.

273 400 200 www.hpbraganca.pt

Translate »