Em Portugal 60% da população sofre desta patologia do couro cabeludo que tem origem hereditária. Mas, não assuste com queda de alguns fios de cabelo por dia, é perfeitamente normal!
O cabelo passa por algumas fases diferentes e em cada uma delas, os fios desenvolvem-se de maneiras diferentes. Por isso, a queda é considerada normal até certo ponto…
Como podemos identificar calvície?
Manifesta-se de maneiras diferentes no homem e na mulher, sendo que no sexo masculino, os primeiros indícios podem surgir no início da idade adulta, apresentando diminuição da densidade capilar e queda de cabelo de forma persistente ao pentear ou na almofada.
No sexo feminino manifesta-se essencialmente na menopausa, apresentando os primeiros indícios também com o aumento de queda de cabelo ao pentear e na almofada, provocando diminuição da densidade capilar na zona central.
Para além da causa genética, que outras causas podem provocar calvície?
– Técnicas agressivas usadas por cabeleireiros, incluindo o uso de químicos muito fortes e exposição extrema no calor do secador ou esticador.
– Baixo consumo de nutrientes como vitamina D e ferro
– Idade e tabagismo
Devo procurar ajuda médica?
É fundamental diagnosticar o problema capilar atempadamente. O médico analisa o historial clínico do paciente e seus antecedentes familiares. De seguida, faz a observação do couro cabeludo e aconselha o possível tratamento.
Hoje, graças aos avanços médicos e tecnológicos é possível recuperar a densidade capilar e a sua linha fisionómica, através de transplante capilar e outros tratamentos à sua disposição.
Se precisar de cuidados capilares e/ou tratamentos procure um especialista e não utilize produtos sem aconselhamento. Pois o efeito pode não ser o esperado.