Hipertensão Arterial (HTA): Fatores de risco e diagnóstico

Hipertensão Arterial (HTA): Fatores de risco e diagnóstico
22 de Fevereiro, 2021

Hipertensão Arterial (HTA): Fatores de risco e diagnóstico

A Pressão Arterial é a força com que o sangue circula pelo interior das artérias no corpo, sendo a Hipertensão Arterial (HTA) quando esta pressão ocorre de forma elevada.

De acordo com vários estudos, sabe-se que a nível europeu, entre 30 a 40% da população tem HTA e o nosso país não é exceção.

 

Conheça os fatores de risco da HTA

  • Obesidade
  • Consumo excessivo de sal
  • Má alimentação
  • Consumo excessivo de álcool
  • Tabagismo
  • Stress e sedentarismo

Quais são os sintomas?

Geralmente não são apresentados quaisquer sintomas nos primeiros anos de doença. Em alguns casos poderá manifestar-se através de sintomas como cefaleias, mal-estar difuso, dores no peito, sensação de falta de ar, tonturas ou visão desfocada.

Como diagnosticar?

Por vezes, um valor elevado de pressão arterial isolado não significa que sofra de hipertensão.

O diagnóstico é feito através da medição da pressão arterial em condições específicas e de acordo com as indicações do profissional de saúde.

Posteriormente, o médico analisa os valores e verifica se estão ou não acima dos limites normais, tendo em conta os fatores: idade e género.

 

Como tratar?

O tratamento depende da gravidade. Se tiver HTA moderada, com algumas alterações de alguns hábitos de vida pode melhorar, como por exemplo, redução do consumo de sal e álcool, praticar mais exercício físico, controlar o peso e deixar de fumar.

Caso este tipo de alterações adotadas não tenho surtido efeito, o médico deve avaliar qual o melhor tratamento farmacológico.

 

Se precisar, atue na prevenção e procure profissionais de saúde!

Pode marcar aqui ou contactar o 273 400 200.

Próximo da sua saúde!

- Saúde
Translate »